Pages

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Testemunho de Vladislava Karolewska, para o Tribunal de Nuremberg



TESTEMUNHO ENTROU COMO PROVA NO CASO MÉDICO 

[do National Archives Record Group 238, M887]

Trechos do depoimento de
Vladislava KAROLEWSKA
Nascido 15 de março, 1909, em Yeroman, Polônia 


Vladislava Karolewska, vítima de experiências médicas, que apareceu como uma testemunha de acusação no Julgamento dos Médicos. Nuremberg, Alemanha, 22 de dezembro de 1946. NARA

Pergunta: Você foi operada enquanto estava no campo de concentração de Ravensbrück? 
R: Sim, eu estava. 

Pergunta: Quando isso aconteceu?
 

R: No dia 22 julho de 1942, 75 prisioneiras de nosso transporte de Lublin foram chamadas, convocadas pelo chefe do acampamento. Ficamos antes no escritório do acampamento, e presentes estavam Kogel, Mandel e uma pessoa que eu mais tarde reconhecia como Dr. Fischer. Fomos depois enviadas de volta para o bloco e nos disseram para esperar por mais instruções. No dia 25 de julho, todas as mulheres do transporte de Lublin foram convocados por Mendel, que nos disse que não tínhamos permissão para trabalhar fora do acampamento. Além disso, cinco mulheres do transporte que veio de Varsóvia foram convocadas com a gente ao mesmo tempo. Nós não fomos autorizadas a trabalhar fora do acampamento. No dia seguinte, 75 mulheres foram convocadas novamente e tivemos que ficar diante do hospital no acampamento. Estiveram presentes Schiedlauski, Oberhauser, Rosenthal, Kogel e o homem que eu reconheci depois como Dr. Fischer. 

Pergunta: Agora, você vê Oberhauser na doca dos réus aqui?  

(A testemunha pediu permissão para ir perto da doca e ser capaz de vê-los.)


Herta Oberheuser, médica em julgamento por ter realizado experiências médicas em prisioneiros de campos de concentração. Nuremberg, Alemanha, em agosto de 1947. NARA


MR. MC HANEY: Por favor, faça. 

(Testemunha caminhando para atracar e apontando para Dra. Oberhauser).

MR. MC HANEY: E Fischer? 

(Testemunha aponta para Dr. Fischer)

MR. MC HANEY: Vou pedir que recordem que a testemunha devidamente identificou os Réus Oberhauser e Fischer.

O PRESIDENTE: O registro mostra que a testemunha identificou corretamente os réus Oberhauser e Fischer. 
Eu acho que neste momento o Tribunal terá um recesso de 15 minutos.
(O recesso foi tomado)

O marechal: O Tribunal está em sessão.

Pergunta: Testemunha, disse ao Tribunal que, em julho de 1942, cerca de setenta e cinco meninas polonesas, que estavam no transporte de Lublin, foram chamadas no campo de Ravensbrück? 

R: Sim. 

Pergunta: Agora, quais dessas meninas foram selecionadas para a operação? 

R: Neste dia nós não sabíamos por que fomos chamadas antes dos médicos do campo, e no mesmo dia dez de vinte e cinco meninas foram levadas para o hospital, mas elas não sabiam por quê. Quatro delas voltaram e seis permaneceram no hospital. No mesmo dia, seis delas voltaram para o bloco, depois de terem recebido uma injeção, mas não sabíamos que tipo de injeção. Essas meninas que receberam injeções, foram mantidas no hospital, mas não conseguimos entrar em contato com elas para ouvi-las. Poucos dias depois, uma das minhas companheiras conseguiu chegar perto do hospital e viu que uma das presas estava na cama e suas pernas estavam em moldes. No dia 14 de agosto, no mesmo ano, fui chamada para o hospital e meu nome estava escrito em um pedaço de papel. Eu não sabia o porquê. Além de mim, outras oito meninas foram chamadas ao hospital. Fomos chamadas no momento em que normalmente as execuções aconteciam e eu estava indo para ser executada porque antes, algumas meninas foram. No hospital, fomos colocadas na cama e o quarto de hospital em que ficamos estava trancado. Nós não fomos informadas sobre o que estávamos fazendo no hospital e quando uma das minhas companheiras colocou a pergunta, ela foi atendida por um sorriso irônico. Em seguida, uma enfermeira alemã chegou e me deu uma injeção na minha perna. Após essa injeção eu vomitei e fui colocada em uma maca do hospital e me trouxeram para a sala de cirurgia. Lá, Dr. Schidlauski e Rosenthal me deram a segunda injeção intravenosa no braço. Um pouco antes, notei Dr. Fischer, que saiu da sala de cirurgia e tinha luvas. Então eu perdi a consciência e quando eu acordei notei que eu estava em um quarto de hospital regular. Eu recuperei minha consciência por um tempo e eu senti dor na minha perna. Então eu perdi a consciência novamente. Eu recuperei minha consciência na parte da manhã e, em seguida, notei que minha perna estava engessada desde o tornozelo até o joelho e eu senti uma dor muito forte nesta perna e uma alta temperatura. Percebi também que a minha perna estava inchada dos dedos dos pés até a virilha. A dor foi aumentando e a temperatura também, e no dia seguinte eu notei que um líquido escorria da minha perna. O terceiro dia fui colocado em um carro do hospital e levada para o vestiário. Então eu vi o Dr. Fischer novamente. Ele tinha um vestido operacional e luvas de borracha nas mãos. Um cobertor foi colocado sobre meus olhos e eu não sei o que foi feito com a minha perna, mas eu senti muita dor e tive a impressão de que alguma coisa deve ter sido cortado da minha perna. Estavam presentes: Schildauski, Rosenthal e Oberhauser. Após a mudança do curativo, fui colocada novamente no quarto de hospital regular. Três dias depois, foi novamente levado para o vestiário, e o curativo foi mudado pelo Dr. Fischer com a ajuda do mesmo médico, e eu estava com os olhos vendados, também. Eu então fui enviada de volta para o quarto do hospital regular. Os próximos curativos foram feitos pelos médicos do acampamento. Duas semanas mais tarde, fomos todas levadas novamente para a sala de cirurgia e colocadas nas mesas de operação. O curativo foi removido, e essa foi a primeira vez que eu vi minha perna. A incisão foi tão profunda que eu podia ver o osso. Disseram-nos, em seguida, que havia um médico de Hohenlychen, Doutor Gebhardt, viria nos examinar. Estávamos à espera de sua chegada por três horas deitadas em nossas mesas. Quando veio, uma folha foi colocada sobre os nossos olhos, mas eles removeram a folha e vi-o por um breve momento. Em seguida, fomos levadas novamente para nossos quartos regulares. Em oito de setembro eu fui enviada de volta para o bloco. Eu não podia andar. O pus foi drenando de minha perna, a perna estava inchada e eu não conseguia andar. No bloco, eu fiquei na cama por uma semana e, depois, fui chamada para o hospital novamente. Eu não conseguia andar e eu fui levado por minhas companheiras. No hospital eu conheci algumas das minhas companheiras que estavam lá para a operação. Desta vez, eu tinha certeza que ia ser executada, porque eu vi uma ambulância diante do escritório que foi usada pelos alemães para o transporte de pessoas destinadas à execução. Em seguida, foram levadas para o vestiário, onde Dra. Oberhauser e Schidlauski examinaram as pernas. Fomos colocadas para a cama novamente, e no mesmo dia, à tarde, fui levada à sala de cirurgia e a segunda operação foi realizada na minha perna. Fui colocado para dormir, da mesma forma como antes, tendo recebido uma injeção. E, desta vez, eu vi novamente Doctor Fischer. Acordei na sala de hospital regular e senti uma dor forte e a temperatura mais elevada.

Os sintomas eram os mesmos. A perna estava inchada e os pus fluía da minha perna. Após esta operação, os curativos foram mudados pelo Dr. Fischer, de três em três dias. Mais de dez dias depois, fomos levadas novamente para a sala de cirurgia, colocadas sobre a mesa, e foi-nos dito que o Dr. Gebhardt viria a examinar nossas pernas. Esperamos por um longo tempo. Então ele chegou e examinou as nossas pernas enquanto estávamos com os olhos vendados. Desta vez, outras pessoas chegaram com Dr. Gebhardt, mas não sei seus nomes, e não me lembro de seus rostos. Depois, fomos levadas em leitos hospitalares de volta para os nossos quartos. Após esta operação eu me senti ainda pior, e eu não podia me mover. Enquanto eu estava no hospital, a crueldade da Dra. Oberhauser foi realizada em mim.

Quando eu estava no meu quarto, eu observei outros prisioneiros que foram operados em condições muito ruins e que não tinham recebido ainda a possibilidade de se recuperar. Esta observação deve ter sido ouvida por um enfermeiro alemão que estava sentado no corredor porque a porta do nosso quarto levando para o corredor foi aberta. O enfermeiro alemão entrou na sala e disse-nos para nos levantarmos e nos vestir. Nós respondemos que não poderia seguir sua ordem, porque tínhamos grandes dores nas pernas e não conseguíamos andar. Em seguida, a enfermeira alemã veio com Dra. Oberhauser em nosso quarto. Dra
. Oberhauser nos disse para nos vestir e vir para o vestiário. Nós colocamos nossos vestidos, e, sendo incapaz de andar, tivemos que pular em uma perna vai para a sala de cirurgia. Depois de um salto, tínhamos que descansar. Dra. Oberhauser não permita ninguém para nos ajudar. Quando chegamos na sala de cirurgia, bastante exaustas, Dra. Oberhauser apareceu e disse-nos para voltar porque a mudança de curativo não aconteceria naquele dia. Eu não podia andar, mas alguém, um prisioneiro, cujo nome não me lembro, me ajudou a voltar para o quarto. 


Pergunta: Testemunha, disse ao Tribunal que foram operados pela segunda vez sobre o 16 de setembro de 1942? É isso mesmo?
 

R: Sim, eu fiz. 

Pergunta: Quando deixou o hospital depois desta segunda operação? 

R: Depois da segunda operação, saí do hospital em 06 de outubro 

Pergunta: Sua perna foi curada naquela época?
 

R: Minha perna estava inchada, me causou grande dor, e o pus estava drenando minha perna. 

Pergunta: Você era capaz de trabalhar? 

R: Eu era incapaz de trabalhar, e tive que ficar na cama, porque não conseguia andar. 

Pergunta: Você se lembra de quando saiu da cama e foi capaz de caminhar?

R: Eu fiquei na cama várias semanas, e então me levantei e tentei andar. 

Pergunta: Quanto tempo se passou até que sua perna ficar curada? 

R: O pus estava fluindo da minha perna até junho de 1943, e naquela época minha ferida foi curada. 

Pergunta:
Lhe operaram de novo?
 

R: Sim, fui operada novamente no Bunker. 

Pergunta: No Bunker? Isso não era no hospital?
 

R: Não no hospital, mas no Bunker. 

Pergunta: Você vai explicar para o Tribunal como isso aconteceu?
 

R: Posso pedir permissão para contar algo que aconteceu em março de 1943, março ou fevereiro 1943? 


Tudo bem. 

R: No final de fevereiro de 1943, Dra. Oberhauser nos chamou e disse: "Essas meninas são novas cobaias", e fomos conhecidas com este nome no campo. Então, compreendemos que eram pessoas destinadas à experimentação e decidimos protestar contra o desempenho dessas operações em pessoas saudáveis.

Nós elaboramos um protesto por escrito e fomos para o comandante do campo. Não só aquelas meninas que haviam sido operadas antes, mas as outras meninas que foram chamadas ao hospital vieram para o escritório. As meninas operadas usaram muletas e elas foram, sem qualquer ajuda.

Eu gostaria de dizer o conteúdo da petição feita por nós. Nós, abaixo assinados, prisioneiros políticos poloneses, perguntamos ao Comandante se ele sabia que, desde o ano de 1942 no hospital, operações experimentais no acampamento foram realizadas sob o nome de cobaia, como explicar o significado dessas operações? Nós perguntamos se fomos operadas como resultado de sentenças proferidas em nós, porque, tanto quanto sabemos, o direito internacional proíbe a realização de operações ainda em presos políticos.

Nós não recebemos qualquer resposta, e não foram autorizados a falar com o comandante. No dia 15 de agosto de 1943, uma policial veio e leu os nomes das dez novas prisioneiras. Ela nos disse para segui-la para o hospital. Nós nos recusamos a ir para o hospital, como pensávamos que estávamos destinadas a uma nova operação. A policial nos disse que estávamos indo provavelmente para sermos enviadas para a fábrica de trabalho fora do acampamento. Nós queríamos ter certeza se a "Arbeitsamt" estava aberta porque era domingo. A policial nos disse que tínhamos que ir para o hospital e sermos examinadas por um médico antes de irmos para a fábrica. Nós nos recusamos a ir, porque estávamos certas de que seríamos mantidas no hospital e operadas novamente. Todas as prisioneiras do campo foram orientadas a permanecer nos blocos. Todas as mulheres que viviam no mesmo bloco onde eu estava foram solicitadas a deixar o bloco e ficar em fila dez de cada vez. Então o superintendente Binz apareceu e chamou dez nomes, e entre eles estava o meu nome. Saímos da linha estava diante do nono bloco na linha. Então Binz disse: "Por que você está tão em sintonia como se estivesse a ser executada?" Dissemos a ela que as operações eram piores para nós do que as execuções e que preferíamos ser executadas em vez de ser operadas novamente. Binz nos disse que ela podia nos dar trabalho, mas nós estávamos sendo enviadas para o trabalho fora do Campo. Dissemos a ela que os presos pertencentes ao nosso grupo não estavam autorizados a deixar o campo e ir para fora do acampamento. Então ela nos fez segui-la até seu escritório, para nos mostrar um documento provando que iríamos ser enviadas para o trabalho em uma fábrica fora do acampamento. Ela entrou em seu escritório por um tempo e depois foi para a cantina, onde o comandante do campo estava. Ela teve uma conferência com ele, provavelmente, perguntando-lhe o que fazer com a gente. Ficamos perante o Instituto de meia hora. Nesse meio tempo uma companheira de prisão que costumava trabalhar na cantina passou por nós. Ela nos disse que Binz pediu ajuda de homens da SS para nos levar à força para o hospital. Ficamos por algum tempo e, em seguida, Binz saiu da cantina acompanhado pelo Comandante do Campo. Ficamos por algum tempo perto do portão do acampamento. Estávamos com medo dos homens da SS viriam para nos levar, e por isso fugimos misturadas com outras pessoas que estavam diante do bloco. Então Binz e a polícial do acampamento apareceram. Eles nos levaram para fora das linhas de força. 


Ela nos disse que ia nos colocar no bunker, como punição, porque nós não seguimos suas ordens. Em cada célula foram colocadas cinco prisioneiras, embora uma célula se destinava apenas a uma pessoa. As células eram bastante escuras, sem luzes. Ficamos no bunker a noite inteira e no dia seguinte. Dormimos no chão, pois havia apenas um sofá na célula. No dia seguinte, foi nos dado um pequeno almoço composto por café preto e uma fatia de pão escuro. Em seguida, fomos novamente bloqueadas neste quarto escuro. Nós estavamos preocupadas com as pessoas andando no corredor do bunker. 


A resposta nos foi dada no mesmo dia, na parte da tarde. A guarda do bunker desbloqueou nossa cela e me tiraram dela. Eu pensei que então eu ia ser interrogada ou espancada. Eles me levaram e saíram para o corredor. Ela abriu uma porta e atrás da porta estava Dr. Trommel. Ele me disse para segui-lo. Notei que havia outras células, e as células estavam com roupas de cama. Ele me colocou em uma das celas. Então ele me perguntou se eu aceitaria uma pequena operação. Eu disse a ele que eu não concordava com isso, porque eu já tinha sofrido duas operações. Ele me disse que ia ser uma operação muito pequena e que não ia me prejudicar. Eu disse a ele que eu era uma prisioneira política e que a operação não podia ser realizada sobre os presos políticos sem o seu consentimento. Ele me disse para deitar na cama, eu me recusei a isso. Ele repetiu isso duas vezes. Então, ele quis sair da cela e eu o segui. Ele foi rapidamente as escadas e trancou a porta. Em pé diante da celula notei uma célula no lado oposto da escadaria, e também notei alguns homens vestidos para operação. Houve também uma enfermeira alemã pronta para dar uma injeção. Perto da escada havia uma maca. Isso deixou claro para mim que eu estava indo para ser operada novamente no bunker. Eu decidi me defender até o último momento. Em um momento Trommel veio com dois homens da SS. Um desses homens da SS me disse para entrar na célula. Eu me recusei a fazê-lo, então ele me forçou para dentro da célula e me jogou na cama.

Dr. Trommel me pegou pelo pulso esquerdo e puxou meu braço para trás. Com a outra mão ele tentou me amordaçar, colocando um pedaço de pano na minha boca, porque eu gritei. O segundo homem da SS pegou minha mão direita e estendeu-la. Dois outros homens da SS me seguraram pelos pés. Imobilizada, senti que alguém estava me dando uma injeção. Eu me defendi por muito tempo, mas depois fiquei fraca. A injeção teve seu efeito, eu me senti sonolenta. Ouvi Trommel dizendo: "Das ist Fertig", isso é tudo.

Eu recuperei a consciência novamente, mas não sei quando. Então eu notei que uma enfermeira alemã estava tirando meu vestido, então eu perdi a consciência novamente, eu recuperei na parte da manhã. Então eu notei que os meus pés estavam em talas de ferro e estavam enfaixados dos dedos do pé à virilha. Senti uma forte dor em meus pés, e uma alta temperatura.

Na tarde do mesmo dia, uma enfermeira alemã veio e me deu uma injeção, apesar dos meus protestos, ela deu essa injeção na minha coxa e me disse que ela tinha que fazer isso. Quatro dias após esta operação um médico de Hohenlychen chegou, mais uma vez me deu uma injeção para me colocar para dormir, e como eu protestei, ele me disse que ele iria mudar o curativo, eu senti uma temperatura mais alta e dores fortes nas pernas.

Pergunta: Agora testemunha, quando foi que você foi removida do bunker após esta operação?
R: Dez dias após a operação realizada no bunker fui levada - na noite - para o hospital.

Pergunta: Bem, isso deve ter sido em torno da última parte de agosto, é isso mesmo; agosto 1943?
R: Sim, foi.

Pergunta: 
Agora, houve 
outra operação realizada em você em setembro de 1943? 

R: Em 15 de setembro de 1943 fui novamente levada para a sala de cirurgia e uma nova operação foi realizada na minha perna esquerda.

Pergunta: Agora, na operação no bunker operaram ambas as pernas, não é mesmo?
R: Sim no bunker Fui operado em ambas as pernas.

Pergunta: Na operação no bunker, suas pernas estavam sujas na manhã seguinte, depois de acordar, ou seja, após a operação?
R: Quando acordei depois da operação que sofri no bunker, notei que meus pés estavam sujos, cobertos de lama, que não tinham sido lavados antes da operação.

Pergunta: Quem realizou essa operação em torno de 15 de setembro 1943, no hospital do acampamento, você sabe?
R: O médico de Hohenlychen que chegou. Fui levada para a sala de cirurgia, me foi dada uma injeção, e uma operação foi realizada na minha perna esquerda.

Pergunta: Você sabe o nome do homem que realizou a operação?
R: A enfermeira alemã me disse que este era um médico de Hohenlychen, assistente do médico-chefe, cujo nome era Hartmenn - Dr. Hartmann. No entanto, eu não sei se ele realmente executou a operação.

Pergunta: Será que a enfermeira quis dizer que Hartmenn foi assistente Dr. Gebhardt?
R: Ela me disse apenas que era um médico, um assistente, a partir de Hohenlychen.

Pergunta:
Tudo bem. Agora, após esta operação em sua perna esquerda em meados de setembro de 1943, eles fizeram, várias semanas depois, uma operação sua perna direita?
R: Duas semanas mais tarde, uma segunda operação foi realizada na perna esquerda, embora pus foi drenado da minha antiga ferida, e um pedaço de osso da canela foi removido.

Pergunta: Agora, testemunha, eu estou um pouco confuso. Eu pensei que você nos disse que em 15 de setembro de 1943, operavam em sua perna esquerda. Perguntei se duas semanas mais tarde eles realizaram uma operação em sua perna direita.
R: Em 15 de setembro de 1943 a minha perna direita foi operada, apesar das feridas, e duas semanas depois, minha perna esquerda, foi operada.

Pergunta: Agora, você pode dizer, testemunha, que eles removeram um pedaço de osso da canela de vocês nessas operações? 
A: Sim, eu posso.

Pergunta: Agora, quanto tempo você ficou no hospital após estas operações em setembro de 1943?
R: Eu fiquei no hospital seis meses. Eu estava na cama. Eu não podia esticar as pernas. Eu não conseguia movê-las. Eu não conseguia andar também.

Pergunta: Quando foi removida do hospital?
R: No final de fevereiro de 1944.

Pergunta: Você era capaz de andar, então?
R: Tentei andar naquele momento, mas não podia andar.

Pergunta: Que tipo de trabalho você fez, então?
R: Quando cheguei no bloco, eu fiquei na cama por um tempo e depois eu costumava trabalhar com meias de tricô.

Pergunta: Você recebeu qualquer tratamento para qualquer uma das pernas desde que foi libertada de Ravensbrueck?
R: Não.

Pergunta:
Você ainda sofre os efeitos dessas operações?
R: Esta semana, não tenho forças para trabalhar e minhas pernas ficam inchadas muito facilmente.

Pergunta: 
Testemunha, estou entregando a você duas imagens. Estes são documentos n º s 108 e 108 1A 1B. São fotos tiradas de você aqui em Nuremberg?
R: Sim, elas são.

Pergunta:
Eu vou enviar essas fotos como Ministério Exhibit 211. Agora, testemunha, por favor retire os sapatos e as meias de ambas as pernas. Você vai sair de trás da caixa de testemunha e que o Tribunal ver as cicatrizes em suas pernas.

(A testemunha cumpriu.)

Agora vire-se uma vez, por favor. Apenas vire-se lentamente. Obrigado. Sente-se agora.

Você já concordou com qualquer uma dessas operações que lhe foram submetidas em Ravensbrueck?

R: Nunca.

Pergunta:
Quantas vezes você viu Gebhardt?
R: Duas vezes.

Pergunta: Vou pedir-lhe para descer e andar sobre a doca dos réus e ver se vai ou não encontrar o homem Gebhardt no banco dos réus.

(A testemunha concordou e apontou para o réu Gebhardt)

Obrigado. Sente-se.

Vou pedir que mostre que a testemunha identificou corretamente o réu Gebhardt.

O PRESIDENTE: O registro mostra que a testemunha identificou o réu Gebhardt no banco dos réus.

MR. MC HANEY: Eu não tenho dúvidas neste momento.



Fonte: http://www.ushmm.org/information/exhibitions/online-features/special-focus/doctors-trial/testimony-vladislava-karolewska


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Que Você Achou Desta Postagem?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...